Cancelar umcartão de crédito é uma decisão muito importante que pode afetar ou beneficiarnosso histórico de crédito.

Os motivospara cancelar a inscrição de um plástico podem ser diversos e devem-se adiferentes interesses pessoais e financeiros de cada usuário; No entanto, emalguns casos, essa ação pode ajudar ou danificar nossa pontuação perante asEmpresas de informações de crédito e, com isso, afetar futuros empréstimos aserem solicitados.

GerardoObregón, diretor da plataforma de empréstimos on-line Prestadero, explicou que,dependendo do motivo do cancelamento de um plástico, ele pode melhorar oupiorar nossa qualificação como solicitantes de crédito.

Eleexemplificou que se um cliente tiver apenas um cartão ativo, com o qual elepaga e financia diferentes bens ou serviços, cancelá-lo será prejudicial paraseu registro, pois além de não ter um produto de crédito, ele deixará de teratividade em seu relatório.

Por outrolado, se você tiver vários plásticos, pode ser benéfico cancelar um ou dois,porque, além de ajudá-lo com suas finanças, você ainda está ativo com as outrascontas que possui.

Obregónrecomendou que, nesses casos, é melhor manter o mais antigo ou o maishistórico, pois é uma carta de apresentação melhor para qualquer instituição doque um plástico com o qual demora pouco ou com o qual dificilmente operações

“Se vocêtem cinco cartas, a melhor e que não faria mal, seria cancelar cerca de três,já que não é necessário ter tantas”, afirmou.

O gerenteindicou que outro fator a considerar é a pontuação que ele já mantém para oscréditos solicitados em seu registro e, mais ainda, se são contas com as quaiso cliente está há muitos anos, por isso, se ele cancela um plástico com o queleva anos e mostra que é um bom pagador, pode subtrair pontos.

Ele listouque entre as principais razões pelas quais um cliente pede para cancelar seucartão, é que ele tem uma taxa de juros muito alta, CAT ou pagamento deanuidade; não use muito o cartão; más experiências com a instituição comocobranças não reconhecidas ou vítima de fraude.

Joel Cortés,diretor da plataforma digital especializada em métodos de pagamento Kardmatch,acrescentou que não haverá problemas se o cliente cancelar seus plásticos, masele ainda tem como provar que é um bom usuário de crédito e, portanto, continuacom seu histórico de crédito ativo. Por meio de outros produtos,independentemente de serem de uma instituição financeira ou comercial, você nãoterá problemas.

Mas elealertou que, se ele cancelar seus plásticos e não tiver outra maneira de provarque é um bom pagador, isso o afetará se ele quiser um crédito no futuro.

“Podecustar um emprego para você emprestar novamente, porque você terá tempo sem terum”, disse ele.

Ele disse queé melhor cancelar os plásticos que têm CATs mais altos e ficar com aqueles quelhes permitem financiar promoções como meses sem juros e não cobrar anuidadesque não sejam justificadas.

Ele explicouque outro ponto a considerar é que o cancelamento de um plástico não eliminaráo histórico de crédito do usuário, por mais positivo ou negativo que seja.

Ele ressaltouque, se ele indicar que o usuário é um bom pagador, sua pontuação permaneceráintacta e continuará a manter essa boa pontuação e, quando ele quiser compraroutro plástico, não será uma limitação.

Por outro lado, se você se livrar do cartão por causa de dívidas e teve um mau comportamento de crédito, o registro não será apagado nos próximos seis anos.

Como cancelar

GerardoObregón disse que a primeira coisa que o cliente deve fazer é verificar se o saldoestá em zeros e, no caso de apresentar qualquer débito, pagar para continuarcom o processo.

Ele explicouque, de uma maneira geral, todas as instituições bancárias solicitam que oprocesso de cancelamento seja realizado por telefone, às vezes pode serprocessado em uma agência.

Eleacrescentou que, uma vez validado o saldo em zeros, o cliente pode cancelar ocartão imediatamente, mas é importante que, com esse plástico, ele tenhapagamentos diretos, peça à empresa ou ao serviço que desative a cobrançaautomática, o que pode levar 24 a 72 horas.

“Quandoo plástico estiver em zeros, o cliente pode ligar para cancelar sem nenhumproblema”, disse ele.

Ele observou que, se o usuário tiver pontos, recompensas ou descontos com esse plástico, é melhor transferi-los ou usá-los antes do cancelamento.

Comocorroborar isso?

Paraconfirmar o cancelamento, o diretor do Mutuário disse que essa ação serárefletida alguns dias ou semanas depois no histórico de crédito do usuário eque poderá levar, dependendo de quanto tempo o banco leva para relatar àsEmpresas de Informação de Crédito a retirada do plástico, mas não deve demorarmais de um mês.

Obregónenfatizou que, uma vez solicitado pelo cliente, o cancelamento é feitoautomaticamente, pois a instituição deve entregar um fólio ou uma carta deconfirmação por escrito.

“Éimportante que um mês Após o cancelamento, verifique no seu relatório decrédito que o cartão está realmente cancelado ”, explicou.

Joel Cortésindicou que ele pode encontrar no relatório de crédito especificado comocrédito fechado e, se ainda aparecer como um ativo, é porque o banco não fez ocancelamento correspondente.

O gerenteexplicou que, de acordo com as instruções emitidas pelo Banco do México, ocliente pode solicitar à instituição que devolva o restante do pagamento daanuidade.

“Se ocliente pagou a anuidade em janeiro e cobre de janeiro a dezembro, mas ousuário cancela em abril, ele teria o direito de receber de volta a parteproporcional que corresponde de maio a dezembro”, disse ele.