Quando usamosum cartão de crédito, sempre temos um uso razoável e responsável em mente

No Brasil, existem cerca de 900.000 operações fraudulentas por ano, embora elas representem apenas 0,021% de todas as operações.

Se vocêestabelecer um pouco de cuidado e habilidade, poderá diminuir seu nível devulnerabilidade

Quando usamosum cartão de crédito, sempre temos em mente fazer um uso razoável eresponsável. No entanto, existem coisas que podem escapar ao nosso controle senão seguirmos determinadas diretrizes. A fraude pode ser nosso principalarqui-inimigo, se não tivermos cuidados especiais.

No Brasil, existem cerca de 900.000 operações fraudulentas por ano. Essas fraudes representam apenas 0,021% de todas as operações – uma taxa “baixa”, de acordo com a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) -. No entanto, é verdade que é uma porcentagem que está aumentando em comparação aos anos anteriores. Portanto, devemos exercer o maior grau de prudência possível, levando em consideração as diferenças entre cartões de débito e crédito.

Dessa forma,se você estabelecer um pouco de cuidado e habilidade, poderá diminuir seu nívelde vulnerabilidade. Aqui estão algumas recomendações para que seu cartão decrédito esteja protegido contra ameaças.

 1. Protejasuas informações pessoais dentro e fora da internet

Aqueles quesão enganados com cartões de crédito coletam regularmente informações pessoais,incluindo datas de nascimento, números de contas ou senhas. Em seguida, eles osusam para representar o cliente real. Isso deve ajudá-lo a pensar duas e duasvezes antes de compartilhar informações pessoais, nas redes sociais ou emoutros canais.

Além disso,existem técnicas que continuam progredindo a uma taxa exorbitante. Entre eles,hackers de computador. É aconselhável garantir que seu smartphone, tablet ou PCesteja protegido por senha.

Nesse sentido, use uma combinação de símbolos, números e letras para torná-lo mais seguro.

 2.Pegue os cartões de que você precisa apenas

Você pode tervários cartões de crédito, mas isso não significa que você precise carregá-los.É uma questão de segurança. Coloque na sua carteira as que você precisa usarpara reduzir os danos que você pode ter no caso de seus cartões serem roubados.Mantenha o resto em algum lugar seguro.

Quando vocênão estiver usando a Internet, tente impedir que suas informações confidenciaissejam deixadas na lixeira. Aqueles que se envolvem em fraudes podem acessaressas informações e elas podem causar problemas. Tudo parte da responsabilidadeao agir.

 3.Verifique frequentemente as despesas que você faz com seu cartão

Parece umarecomendação óbvia, mas nunca é demais lembrar. Observe atentamente as despesasque você possui com seu cartão de crédito.

Isso farávocê ver se eles fizeram de você uma posição que você não esperava poder agir omais rápido possível. Geralmente, os golpistas que coletaram suas informaçõespessoais podem tentar abrir novas contas de crédito em seu nome.

Se vocêestabelecer um controle periódico das despesas, poderá identificar efetivamenteessas possíveis fraudes. É um método preventivo que pode evitar sustos futuros.

 4.Revise os valores nos resumos dos cartões de crédito

Aqui está umexemplo bastante claro. Um dos golpes mais comuns e chamativos de cartão de créditoestá relacionado a compras legítimas às quais é aplicada uma cobrança no total,uma dica em um restaurante adulterado seria um exemplo. Além disso, um“reembolso em dinheiro” fraudulento em um posto de gasolina.

Érecomendável manter os recibos de postos de gasolina e restaurantes ecompará-los com os totais no resumo de crédito do seu banco. Por outro lado,devemos estar cientes das chamadas “cobranças fantasmas” defornecedores que você não reconhece para relatá-las rapidamente.

 5.Verifique tudo antes de enviar as informações do seu cartão de crédito

Aqui o bomsenso deve prevalecer. Não forneça o número do cartão de crédito levemente. Nãofaça isso por telefone se não tiver certeza de que está falando com alguém emquem confia. Proteja-se quando precisar fornecer informações pessoais no iníciode determinadas chamadas telefônicas. Pode jogar contra você. É preferível quevocê ligue diretamente para o telefone de atendimento ao cliente para contornarcertas fraudes.

Da mesmamaneira que acontece com transações online. Não forneça informações pessoais aestranhos, a menos que eles entrem em contato com você por e-mail. No caso emque eles dizem que representam uma empresa na qual você tem atividadescomerciais, vá diretamente ao site deles e responda com atendimento ao clientepor email.

6. Sempre queplanejar viajar, notifique o banco com o qual você tem o cartão de crédito

É outrométodo que pode poupar problemas. Antes de embarcar para o exterior, épreferível que você converse com seu banco para indicar para onde está indo equanto tempo estará.

Você nãoprecisa ligar, basta notificar seu gerente por e-mail. Isso permitirá que osemissores de cartões saibam que qualquer atividade realizada perto de casadurante esse período de viagem pode resultar em fraude.