Entramos na web do nosso supermercado favorito. Enchemos o carrinho de compras. Clique aqui. Digite os detalhes do nosso cartão de crédito. Mais alguns cliques. Pronto, compra feita. Isso soa para você? Certamente sim. E, de acordo com as estatísticas, é mais do que provável que tenhamos feito uma compra online. 50% dos brasileiros fizeram compras on-line em 2017, de acordo com infomoneys.

No entanto, à medida que o comércio eletrônico cresce, aumenta também o número de crimes cibernéticos relacionados a fraudes com cartões de crédito e débito. No ano passado, o Observatório brasileiro de Crimes de Computador detectou 60.511 fraudes informáticas, uma categoria na qual a clonagem dos cartões é enquadrada. Cinco anos antes, em 2012, o número de fraudes era de 27.231, menos da metade.

Ganhar segurança está em nossas mãos. Antes de efetuar uma compra on-line, devemos verificar se faremos isso em um ambiente seguro. Para isso, podemos usar esses truques simples.

Verifique asegurança do site

O meio depagamento mais comum na compra on-line é o cartão de crédito ou débito. Mascolocar dados tão sensíveis quanto o número do cartão, o nome do titular docartão, a data de validade e o CVV em uma página da web não é uma questão a sertomada de ânimo leve. Portanto, quando compramos on-line, devemos verificar seo site no qual faremos a compra é seguro.

Devemosverificar se o URL começa com a expressão https, prestando atenção especialpara esse fim. Além disso, também devemos verificar se o endereço da web éprecedido por um pequeno bloqueio. Ambos os atributos indicam que o site éseguro e que os dados inseridos nele viajam criptografados; portanto, seterceiros os interceptarem, não poderão interpretá-los.

Verifique onome do site

As imitaçõesnão existem apenas no setor da moda, mas também nas páginas da web. Quandovamos pagar em um site on-line, devemos verificar se realmente estamos napágina em que acreditávamos. Podemos verificar isso verificando o endereço dosite. Muitos golpistas se dedicam a criar páginas que são clones de outros eque pretendem roubar dados de clientes.

Em geral,essas páginas são iguais às originais, mas se você observar com atenção,veremos que muitas delas estão inacabadas (os menus não levam a lugar algum, hámuito pouco texto etc.) e apenas o sistema funciona bem. pagamento, pois seuobjetivo é roubar os dados do nosso cartão.

Use um cartãopré-pago

Estamos muitoacostumados com os cartões de crédito ou débito clássicos, mas um pré-pago podeser muito bom para comprar on-line. Sua vantagem é que ela não está vinculada auma conta e apenas nos permite gastar o dinheiro que já carregamos nela. Sesempre comprarmos com um cartão pré-pago, garantiremos que, a qualquer momento,eles o clonem, eles só poderão receber o saldo que colocamos anteriormente enão teremos acesso a nenhuma de nossas contas, explicam os especialistas docomparador de cartões virtuais, HelpMyCash.com .

A melhorcoisa para adicionar uma segurança extra é manter o cartão sempre baixado ecobrar a quantia certa antes de fazer uma compra.

Atualmente,existem bancos que vendem cartões virtuais pré-pagos (sem suporte físico)totalmente gratuitos e podem ser carregados e baixados instantaneamente on-lineou por meio do aplicativo móvel.

Nunca insirao pino do cartão

Ao fazer umacompra on-line, eles nunca nos perguntam, juntamente com os detalhes do seucartão, o código PIN. Essa senha é usada para fazer compras em lojas físicas ousacar dinheiro em caixas eletrônicos, mas não para fazer pagamentos online.Você deve desconfiar de qualquer site que solicite essas informações e não asforneça. Se, infelizmente, caímos na armadilha, teremos que mudar o pino o maisrápido possível e informar nosso banco.

Não use redespúblicas

Estarecomendação não se aplica apenas a compras on-line, mas também se vamosconectar-se ao nosso banco on-line ou se vamos lidar com dados confidenciais.Se pretendermos operar com nosso cartão, usaremos uma rede confiável e nuncaredes Wi-Fi públicas, pois nossos dados podem ser comprometidos.

Revise oextrato da sua conta

Se geralmente compramos on-line, devemos ser cautelosos. A equipe comparadora do recomenda que revise regularmente nosso extrato do cartão de crédito e pagamentos de débito para detectar possíveis pagamentos fraudulentos. Se verificarmos que há pagamentos que não fizemos, devemos bloquear o cartão o mais rápido possível para evitar continuar gastando nosso dinheiro, informar o banco sobre a situação e registrar uma reclamação.