Possivelmente carregue um – ou vários – em sua carteira. Você pode usá-los diariamente e um dia você estará perdido. Você pode ter que usar um de seus seguros ou deve ir à sua entidade para cancelá-los. Eles são cartões de crédito. Dinheiro de plástico. Existem centenas deles, cada um com condições diferentes, cada um com um banco atrás. Aqui estão dez perguntas básicas que foram respondidas com a ajuda do artigo, Caixa e Banco Santander e que, certamente, um dia serão feitas sobre esses produtos.

1. O que devofazer se meu cartão for roubado?

O primeiro passo é bloquear o cartão ligando para o número de serviço que aparece na parte de trás dele. Portanto, é conveniente armazenar esse número no celular. A maioria das entidades permite cancelar o produto na seção do cliente do site e algumas estão incorporando esse serviço aos aplicativos móveis, para que o cancelamento possa ser realizado em alguns minutos. Como curiosidade, o tempo de espera para cancelar este cartão no centro de atendimento ao cliente de um dos dois grandes bancos brasileiros é de um minuto e meio.

Caso as cobranças tenham sido aplicadas sem autorização ou operações fraudulentas tenham sido realizadas, o cliente deverá registrar a reclamação pertinente e enviá-la posteriormente para reivindicar as cobranças em sua entidade.

2. Se elesfazem uma despesa fraudulenta com isso, estão cobertos?

A respostageneralizada é sim, mas há algumas exceções em alguns cartões nos quais ocliente pode ter que assumir parte do valor, até o mínimo indicado no contrato.Nos casos mais generalizados, as compras presenciais devem ser feitas com avalidação por meio de um PIN com o qual um bônus de segurança é adicionado. Seas transações não tiverem sido validadas com este procedimento de segurança, ascobranças à transação poderão ser reivindicadas.

No caso decompras on-line, a cobertura dependerá do nível de segurança solicitado pelocomerciante no momento da transação. O sistema de segurança mais difundido parapagamento pela Internet é o envio de um SMS para o celular que o usuárioforneceu à entidade e que contém uma senha de uso único para validar a compra.Se o comerciante não solicitou essa validação, o usuário poderia reivindicar ascobranças que ele não reconhece e que seriam assumidas pelo comerciante.

3. É possívelclonar um cartão sabendo apenas parte de sua numeração?

É umapergunta que costuma surgir quando recebemos um bilhete de compra com quatroasteriscos em vez dos últimos quatro dígitos do cartão. Um cartão poderia serclonado sem saber a numeração completa? A resposta é não. Com o número completodo cartão, você poderia fazer compras na Internet, mas apenas em lojas combaixo nível de segurança, de modo que cobranças fraudulentas seriamrecuperáveis. Para compras em lojas de varejo, o chip EMV é usado e, em menorgrau, a faixa magnética, de modo que, em nenhum caso, a numeração total ouparcial é suficiente.

4. Quaisrequisitos os bancos solicitam para concedê-lo?

Cada entidade aplica seus próprios critérios, mas, diferentemente dos cartões de débito normalmente incluídos na abertura de uma conta de folha de pagamento, os cartões de crédito carregam com eles a análise de risco relevante da entidade de plantão. Conforme apontado pelo artigo, os clientes com maiores vínculos (fundamentalmente, aqueles cujo domicílio é domiciliado) não precisam fornecer mais documentos.

5. Quais sãoas principais comissões que você pagará por isso?

Esse é o ponto que varia mais entre bancos e cartões diferentes. Cada um tem suas próprias comissões. Os mais comuns são os de emissão (no momento da contratação do cartão), manutenção (semestral ou anual, geralmente) e renovação (quando deve ser reemitido). Entidades como Santander, ou Caixa têm taxas de renovação entre 20 e 40 reais, em média, dependendo de cada produto. Para isso, devemos adicionar as taxas aplicadas para financiar as compras feitas (que são dois dígitos), sem esquecer as sobretaxas por pagamentos em atraso.

6. Qual é adiferença entre um cartão dourado e um clássico?

Como destacam La La Caixa, “basicamente um cartão ouro tem mais cobertura e prestígio que um cartão clássico e o limite mínimo de crédito é maior (cerca de 3.000 reais por mês)”. Esses cartões premium têm serviço de assistente pessoal 24 horas, seguro de assistência em viagens e seguro de acidentes mais extenso.

7. Quanto custa um cartão Gold?

A maioria das entidades cobra quatro reais pela restauração ou duplicação do cartão, embora esse valor seja negociável e, em muitos casos, se você for um cliente regular, não será cobrado. Entidades como nubank ou neon não cobram por isso.

8. Se vocêpagar com ela no exterior, que câmbio é aplicado?

A alteração aplicada ao pagar com o cartão no exterior em moeda além do reais, é o que estabelece a marca (Visa ou MasterCard) para a operação. No entanto, sua entidade pode adicionar uma porcentagem de comissão à taxa de câmbio estabelecida.

9. Por que oscartões oferecem seguro? Eles cobrem o banco?

Eles enfatizam que esses seguros são atributos que complementam a proposta de valor do cartão para o cliente, sendo o mais comum o acidente e o cancelamento ou atraso no seguro de viagem. No caso dos cartões de crédito dessa entidade, eles associam o seguro de acidentes ao titular (o mais comum nesses produtos), cuja remuneração pode chegar a 120.000 reais e cujo custo é suportado pelo banco.

10. Quaisprocedimentos você deve seguir para cancelar seu cartão de crédito?

A maneiramais comum é solicitá-lo no escritório em questão, embora em algumas entidadesisso possa ser feito online ou por telefone. Para isso, é necessário apresentaro documento de identidade. A agência procederá ao cancelamento do cartão e àliquidação do saldo devido que o cliente terá que pagar.