Saber comofunciona um cartão de crédito é algo que, provavelmente, acabaremos sabendo emalgum momento da vida. Embora algumas pessoas nunca as dominem completamente emuitas vezes cometam vários erros em sua vida financeira, outras, de acordo coma prática e apesar de não receberem instruções, se tornam especialistas em seuuso.
Portanto,aqui vamos dizer o que é, como funciona e tudo relacionado a uma dasferramentas de pagamento mais populares, não apenas no México, mas no mundo.
Quais são assuas origens?
Segundo oshistoriadores, sua origem remonta ao início do século XX na Europa Ocidental,especialmente na França, Inglaterra e Alemanha, embora com uma aplicação muitopequena, tendo subsequentemente ampliado e tomado boom nos Estados Unidos nos anossessenta.
O surgimentodo cartão de crédito está ligado ao desenvolvimento de atividades comerciais, àascensão da sociedade de consumo e à contratação em massa; da mesma forma, comoforma de evitar a mobilização de dinheiro e simplificar as atividades dosconsumidores.
Surge como um instrumento cuja apresentação permite adiar obrigações de pagamento em determinadas transações. A exibição do cartão creditará ao titular a alienação de bens ou serviços sem entrega imediata de dinheiro.
O que é ocartão de crédito e para que serve?
Um cartão decrédito é na verdade a combinação entre um crédito rotativo (crédito que podeser usado repetidamente) e um plástico que serve como um meio de acessar osfundos; É utilizado em lojas que aceitam esse tipo de pagamento, para comprarbens ou serviços, sem desembolsar dinheiro.
Basta mostraro cartão de crédito na caixa para passá-lo através de um terminal de vendas eassinar uma nota promissória (também conhecida como voucher), referente aovalor da compra.
A instituiçãoemissora do plástico, posteriormente, liquidará no comércio o valor da compraem nome de seu cliente (desconto anterior de uma porcentagem da compra).Posteriormente, o valor devido pelo portador do cartão deve ser pago àinstituição financeira, que pode oferecer diferentes esquemas de pagamentosdiferidos com e sem juros de financiamento.
Osestabelecimentos que aceitam cartões de crédito são afiliados a uma ou maisredes de processamento de transações que operam no mundo, como: Visa,MasterCard e American Express.
A maior redeé a operada pela Visa e os cartões emitidos por seus bancos afiliados sãoaceitos em mais de 30 milhões de estabelecimentos em mais de 200 países eterritórios no mundo. As redes são responsáveis por processar transações egarantir a operação de cartões de crédito globalmente.
Como sãofeitos os pagamentos pelas compras feitas com cartão de crédito?
A cada mês, obanco emissor do cartão de crédito envia um extrato da conta que resume ascompras, provisões em dinheiro, comissões e pagamentos feitos ao crédito desdea data inicial até a data final.
Da mesmaforma, são indicados o prazo para efetuar o pagamento, o valor mínimo a serliquidado na data do pagamento e o valor a ser pago para evitar o pagamento dejuros, entre outras informações. Aqui está um exemplo de uma declaração:
Para que nãohaja confusão, mostramos aqui os conceitos que você pode encontrar no extratoda sua conta para saber como funciona um cartão de crédito:
• Pagamentomínimo: é determinado considerando-se uma porcentagem fixa do saldo devedor nadata limite. O pagamento mínimo varia entre 5% e 10% do saldo devedor e é ovalor mínimo que você terá que cobrir para manter seu crédito atualizado. Noentanto, é uma boa prática liquidar a dívida total ou um valor superior aopagamento mínimo para impedir que a dívida aumente consideravelmente com acobrança de juros sobre financiamento.
• Juros(encargos financeiros): as instituições financeiras cobram juros sobrefinanciamentos quando o saldo não é integralmente pago. Para isso, o bancocalcula o saldo médio diário devido e o multiplica pela taxa de jurosestipulada no contrato do cartão de crédito. As taxas de empréstimo no Méxicosão geralmente estipuladas com base na Taxa de juros de saldo interbancário(TIIE), publicada pelo Banco do México na data do cálculo. Os bancos podemcobrar taxas mais altas aos clientes que demonstram comportamento irregular depagamento e podem ser mais arriscados.
• Data dotribunal: dia do mês em que o banco leva para calcular sua dívida, pagamentomínimo e juros, que aparecem no seu extrato. Por exemplo, se a data limite forno trigésimo dia de cada mês, todos os consumos que você fez com o cartãochegarão do 1º ao 30º do mês atual. A esses consumos, os saldos serãoadicionados acima e seja c pagará o pagamento mínimo e juros a pagar.
Limite decrédito: é o limite máximo de crédito concedido pelo banco e que você pode usarno seu cartão de crédito. É determinado por sua renda e sua capacidade depagamento (renda menos suas obrigações) e é atribuído quando o cartão écontratado. O banco pode fazer ajustes na linha de acordo com o comportamentodo usuário.
Saldo noTribunal: É o valor devido atualizado até a data limite (quando o extrato daconta é emitido). Quaisquer transações subsequentes serão incluídas no extratoda conta a seguir. É o resultado da adição do saldo anterior, das comprasfeitas durante o mês e da subtração dos pagamentos efetuados no período.
Pagamentopara não gerar juros: é o valor que você deve pagar para evitar encargosfinanceiros; se você não tiver um saldo anterior, ele coincidirá com o total decompras feitas durante o mês. Ao pagar esse valor, você utilizou ofinanciamento do cartão desde a data limite até a data atual sem pagar juros.
CAT: Custo anual total, são todos os custos implícitos pelo uso do cartão, representado em uma porcentagem que serve para comparar o quão caro um cartão é em relação à concorrência. No seu cálculo, são utilizadas a taxa de juros, a taxa anual e qualquer comissão cobrada pelo banco pelo uso do crédito.
O que é umsaldo negativo?
O saldonegativo ou descoberto de um cartão de crédito ocorre quando o titular docartão excede o limite de crédito concedido pelo banco, ou seja, ele alienoumais fundos do que o permitido pelo banco.
Agora quevocê sabe como funciona um cartão de crédito, pode estar pensando em solicitarum, recomendamos que você faça nosso teste de compatibilidade e encontre o quemelhor se adequa ao seu padrão de uso. Além disso, sugerimos que você leia asinformações de nosso blog e, especialmente, este post, no qual damos dicas parausar seu cartão de crédito de maneira inteligente.