O objetivofinal de qualquer proprietário de uma loja online é aumentar suas vendas,portanto, melhorar sua taxa de conversão é essencial para melhorar alucratividade dos negócios. Para que isso ocorra, é necessário concentrar todosos esforços na melhoria da experiência do usuário ao efetuar o pagamento, ouseja, maximizar a quantidade de pagamentos efetivos sobre a quantidade detentativas de pagamento.
De acordo comum estudo do Instituto Baymard especializado em consultoria de comércioeletrônico, em 2016 a taxa de abandono de carrinho de compras subiu para maisde 68%. Além da usabilidade do site e dos custos de remessas inesperadas, osproblemas relacionados à solução de coleta ainda estão na vanguarda.
Nessesentido, qualquer loja on-line ou site de comércio eletrônico que busquereduzir a taxa de desistência do seu checkout e lançar as bases para aumentaras vendas da sua empresa precisará ter um gateway de pagamento correspondente.
Em seguida,revisamos cinco pontos-chave para aumentar a conversão do processo depagamento, com foco na redução da taxa de desistência do checkout e na melhoriada taxa de aprovação assim que o cliente decidir pagar:
1) Monitorarprocessos de pagamento
A capacidadede monitorar a disponibilidade do gateway de pagamento do seu comércioeletrônico oferece a qualquer vendedor a capacidade de saber exatamente quantoscompradores não puderam avançar com o pagamento porque ele estava inoperante.
Nesse sentido, antes de escolher o fornecedor do nosso site, é necessário saber que existem plataformas que oferecem disponibilidade de 99,9% e que podem ser cruciais ao aumentar a taxa de conversão. Especialmente, nas datas de alta demanda da plataforma,
2) Ofereçamais opções de pagamento
No final dacompra, a escolha dos meios de pagamento é essencial para o comprador. A chaveé fornecer a combinação de pagamentos e promoções que melhor se adequa aosnossos negócios. Minha experiência mostra que, para cada método de pagamentoadicional que incorpora uma loja ou comércio eletrônico, você pode otimizar suaconversão em 2 ou 3%.
Nesta linha,destacar as opções de financiamento existentes de acordo com cada método depagamento pode contribuir para reduzir em 25% a taxa de abandono do site.Também oferecer promoções pode ajudar-nos a alcançar usuários de diferentessetores socioeconômicos e áreas geográficas. Por outro lado, a incorporação decartões de crédito locais e em dinheiro é uma boa iniciativa para atrairclientes que não acessam o sistema bancário tradicional.
A aceitação de cartões de débito, recentemente incorporada a uma opção de pagamento para comércio eletrônico na Argentina, é outra das medidas que podem contribuir para a conquista de clientes, pois há uma grande porcentagem da população que possui esse tipo de plástico e não um cartão de crédito. crédito
3)Simplifique
É importantecuidar de toda a experiência de compra e, nesse sentido, é necessário examinaratentamente a experiência oferecida no processo de pagamento. Um número aconsiderar neste endereço é que 68% dos compradores on-line não finalizam umacompra porque não puderam concluir o processo de pagamento. Para aumentar aconfiança do usuário e fazer você se sentir mais seguro ao fechar a compra,existem estratégias diferentes.
Por exemplo,permita o preenchimento automático dos detalhes do seu cartão após a seleção dobanco ou, para aqueles que já fizeram login no site e fizeram uma compraanterior, lembrando os dados do cartão. A última funcionalidade, disponível emplataformas de pagamento como o Mercado Pago, solicita apenas ao comprador quedigite seu código de segurança.
Por outrolado, facilitar pagamentos como convidados, sem precisar fazer login, é outraboa iniciativa para fazer com que mais visitas terminem em vendas.
Para atrairos não bancários, é recomendável destacar a opção de pagamento sem imprimircupom para compras à vista. Com esta ferramenta do Mercado Pago, o cliente deveir apenas com um código ao ponto de coleta, que pode ser facilmente encontradono geolocalizador oferecido pela plataforma.
4)Experiência em várias plataformas
As comprasfeitas a partir de dispositivos móveis crescem ano a ano. É por isso que hojemais do que nunca é imposta a necessidade de projetar fluxos simples e sematrito.
A forma depagamento do nosso comércio eletrônico deve poder ser exibida corretamente natela em que o cliente está comprando: seja um telefone celular, tablet oucomputador, nosso sistema de gerenciamento de coleções não deve afetar asimplicidade que os usuários procuram no momento de efetuar o pagamento.
O pagamentodo Mercado Pago se adapta ao dispositivo em que o cliente está e facilita aindamais sua experiência de compra, graças à opção “Pagamento com umclique”. Com essa funcionalidade, o comprador recorrente pode pagar em umsite digitando apenas o código de segurança do seu cartão.
5) Rejeiçõese segurança
O nível derejeição de tentativas de pagamento depende do setor e varia entre 5% e 30%.Embora isso seja inevitável, todo vendedor pode trabalhar para minimizar essenúmero. De que maneira? Fornecer ao comprador informações claras para que elepossa reverter essa situação.
Por exemplo,se o usuário inseriu seus dados de maneira incorreta, será necessário indicarcom precisão os campos nos quais as informações devem ser corrigidas. Também émuito comum que o motivo da recusa do pagamento esteja associado ao limite decompra do cartão de crédito ou à sua autorização para fazer compras on-line e,nesse caso, o comprador deverá ser informado sobre essa situação para podergerenciá-lo antecipadamente.
O MercadoPago oferece aos proprietários de lojas online ou comércio eletrônico apossibilidade de aceitar pagamentos com mais de um cartão de crédito. Dessaforma, o limite de compra de cartões deixa de ser um obstáculo no que dizrespeito às vendas, especialmente para indústrias em que o valor médio dacompra é alto. A incorporação dessas práticas recomendadas pode converter até50% das rejeições em pagamentos aprovados, ou o que é o mesmo, em vendas
Outro ponto-chaveque nenhum comércio eletrônico pode perder de vista é a segurança do seugateway de pagamento. Atualmente, o risco desse momento crítico pode serreduzido significativamente sem a necessidade de informações adicionais docomprador.
Por outrolado, e quando se trata de contratar soluções para proteger nossa loja deestornos, é necessário analisar o custo de contratar um provedor que forneçaesse serviço – ou mesmo plataformas de pagamento que já possuam o serviço deprevenção de fraudes – versus ter fornecedores diferentes para cada ponto doprocesso de pagamento ou mesmo um setor específico da empresa que lida comesses controles.