Segundoespecialistas, no futuro a apresentação física de qualquer meio ou dispositivonão será necessária ao efetuar um pagamento. O uso da biometria começa aexplodir.

A tecnologiaavança a uma velocidade de vertigem. 30 anos atrás, era quase impossívelimaginar que o telefone se tornasse um dispositivo inteligente que dependeriade dezenas de ações no dia-a-dia. Um deles é o pagamento. Embora o pagamentomóvel sem contato ainda esteja em pleno desenvolvimento e tenha muito espaçopara crescer, ele já está olhando para um futuro em que não será necessáriopagar papel-moeda, cartões ou dispositivo sem contato.

Num futuropróximo, as previsões sugerem que o pagamento através do dispositivo móvel seráa principal tendência. “O Consumer 3.0 realizará a grande maioria de suastransações comerciais por telefone. Em países como a Suécia, hoje mais de 90%das transações já são realizadas dessa maneira, incluindo o pagamento detransporte público e coleções nas igrejas. O papel-moeda é chamado adesaparecer “, explicam eles da escola de negócios ESADE em seu estudoConsumer em 2030.

De fato, este mesmo relatório sugere que, no Brasil, espera-se que este ano os usuários de pagamentos móveis quase dobrem, aumentem 48%, em comparação com apenas três anos atrás, em 2016. Isso representa 2,5 milhões Usuários dessa tecnologia em 2019. Na China, espera-se que até o final deste ano mais de 500 milhões de consumidores optem pelo método de pagamento móvel nos terminais de ponto de venda, ou seja, use seus smartphones para pagar contas em estabelecimentos físicos Segundo estimativas da Statista, a taxa de penetração desses pagamentos digitais na China excederá 35% este ano, sendo, portanto, a mais alta do mundo.

“A China é um sinal de que no mundo dos pagamentos já houve uma grande revolução, em menor grau, também na Índia. No Brasil, não sei se podemos falar sobre revolução, mas estamos imersos em um processo de transformação muito forte O dinheiro já foi superado pelos cartões, podemos pagar com o telefone, com um clique, com o rosto, podemos enviar dinheiro para um amigo do WhatsApp, em segundos, instantâneo e gratuito, cada vez mais compramos mais usando o e-commerce. Além disso, 70% dos pagamentos com cartão são sem contato. Em Londres, a maioria dos usuários paga sem contato no metrô … não percebemos, mas já existe uma grande mudança “, diz Ignacio Jacinto, chefe de Pagamentos Globais.

DESAPARECIMENTODE DINHEIRO

O papel-moedaconta os dias. Enquanto na Dinamarca definiram 2030 como a data em que nãohaverá circulação de caixa no país, na Noruega ou na Suécia mais de 85% dascompras já são feitas sem dinheiro e muitas agências bancárias não aceitam ouoferecem notas e moedas.

“Existe uma clara tendência de substituição de dinheiro por meios eletrônicos; isso afeta cada vez mais pequenos pagamentos, onde o dinheiro até agora tem sido predominante, e tecnologias como pagamento sem contato, pagamento móvel ou pagamentos com cartão” (on-file (um meio de pagamento descarregado por padrão nos provedores on-line) está facilitando a transição.Neste, a regulamentação e as políticas dos diferentes governos também desempenham um papel importante.Esta tendência provavelmente levará a um ambiente no qual pagamentos eletrônicos, mesmo sem dispositivos, deslocam significativamente o dinheiro físico. Dito isto, é difícil pensar que o dinheiro conosco por quase três mil anos possa desaparecer completamente em todo o mundo. “, explica Carlos Palacios, diretor de Estratégia de Clientes do Santander Brasil.

E os cartões de crédito ainda existem? “Sim, mas falaremos mais sobre credenciais do que sobre cartões. No mundo, existem mais de 3,3 bilhões de cartões Visa, que são credenciais que nos permitem pagar com segurança, e lojas e empresas que os aceitam o fazem porque isso lhes dá confiança. Os cartões continuarão a existir, porque os 16 dígitos do número PAN que eles contêm são a base sobre a qual a tokenização é realizada, mas nem sempre será necessário fabricá-los. Podemos levá-los em nossos telefones celulares, relógios ou integrá-los a mercados ou dispositivos de Internet. Coisas (IoT) que autorizamos por meio de tokens a fazer compras. No Brasil, existem mais de dois milhões de tokens Visa ativados “, diz Andrea Fiorentino, chefe de produtos e soluções da América do Sul da Visa.

A tokenização de pagamentos é um novo sistema que permite substituir os dados confidenciais de um cartão bancário por um código de identificação exclusivo, chamado token, usado durante a transação digital. Dessa forma, não é necessário expor os dados reais do cartão de crédito e as operações digitais são mais seguras.

O desaparecimento de cartões de crédito Também parece próximo. Para compras na Internet já existe a possibilidade de utilizar cartões virtuais, ou seja, um meio de pagamento digital com o qual só é possível pagar on-line, pois eles não existem fisicamente.

BIOMETRIA

Aimplementação de sistemas biométricos como forma de pagamento está muito maispróxima do que parece. O fato de usar fatores únicos em cada pessoa, comoimpressões digitais, reconhecimento de voz ou facial, faz da biometria umasolução de alta segurança.

Em 2018, aVisa iniciou um programa piloto para um novo cartão de crédito com a MountainAmerica Credit Union e o Banco de Chipre, no qual um sensor de impressão digitalé usado no cartão, oferecendo uma alternativa ao uso do PIN ou assinatura paraautenticar o pagamentos.

Por seuturno, a Mastercard disse em 2018 que este ano todos os seus clientes poderãose identificar através da biometria quando comprarem ou efetuarem pagamentosatravés do Mastercard Identity Check.

“Ofuturo passa pela adoção de sistemas de pagamento invisíveis nos quais ousuário entra em uma loja ou restaurante e consome sem precisar ir ao caixa. OBBVA já está dando passos importantes nesse sentido com sistemas como Selfie& Go. Não haverá mais filas para pagar … “, afirma o chefe dePagamentos Globais do BBVA.

O Selfie& Go foi lançado na cidade do BBVA, em Madri, em meados de 2018 e permiteque os usuários dos restaurantes na sede do banco paguem por suas bebidasapenas olhando para as câmeras localizadas dentro de algumas cabines ao lado docaixas registradoras O sistema identifica o rosto do cliente – previamenteregistrado no sistema – e cobra automaticamente o cartão para efetivar o pagamento.

Da mesmaforma, a Alibaba implementou a tecnologia Smile to Pay em um restaurante darede de fast food KFC, para o qual o consumidor posa por alguns segundos nafrente de uma câmera 3D, indica seu número de celular e o pagamento é feitoautomaticamente