O Atacadão é uma grade rede de supermercados, presentes em várias cidades do país. Com a finalidade de dar mais opções para os seus clientes, o Atacadão oferece para os seus clientes a possibilidade de fazerem o cartão da empresa, que possui várias vantagens.
O cartão do Atacadão possui bandeira Mastercard e é emitido pelo banco CSF S.A.
Para saber tudo sobre o cartão Atacadão, basta continuar lendo o artigo.

Como fazer o cartão do Atacadão

Você pode fazer o cartão de crédito do Atacadão em uma das suas lojas. Para isso você deve levar um documento oficial com foto,comprovante de residência, comprovante de renda (autônomos podem levar extrato bancário do últimos 3 meses ou faturas do seu cartão de crédito ou até mesmo declaração do imposto renda).  A análise é feita na hora e se sua proposta for aprovada, você já sai como cartão na mão.
A proposta também pode ser preenchida pela internet por meio do site do Atacadão.

Quais as vantagens do cartão de crédito do Atacadão

  • Pode ser usado na lojas do Atacadão;
  • Dependendo da data de compra você consegue pagar em até 40 dias;
  • Pode ser utilizado em compras feitas em lojas que aceitam a bandeira Mastercard;
  • Participa do Programa Mastercard Surpreenda;
  • Permite que você parcele as suas compras na farmácias do Atacadão em até 10 vezes;
  • Consegue parcelar as suas faturas em até 24 parcelas;
  • Permite que você saque nos caixas da rede 24Horas e esse parcelamento pode ser divido em até 18 vezes.

Informações de segurança sobre o uso do cartão de crédito

Ao usar um cartão de crédito, observe as seguintes instruções de segurança:
  • O PIN (número de identificação pessoal) é secreto e também deve permanecer secreto, assim como o PIN da sua conta bancária on-line. É melhor não escrever esses números em nenhum lugar e, se o fizer, mantenha-os em segurança em casa. Sob nenhuma circunstância os PINs devem estar na parte traseira ou no cartão de crédito.
    Se o seu provedor de cartão de crédito suportar a seleção de uma senha para sua conta, em nenhuma circunstância escolha combinações relacionadas a você, como data de nascimento ou seu nome.
    O mais seguro é uma combinação de números e letras com um comprimento de pelo menos 7 caracteres.
    Isso torna quase impossível adivinhar o código de acesso que você está usando se o seu cartão de crédito for perdido.
    Para garantir que o seu cartão de crédito não seja danificado em caso de perda ou roubo do seu cartão de crédito, você deve bloquear seu cartão de crédito imediatamente se for perdido ou roubado.
    Você pode usar um dos seguintes números para bloquear seu cartão de crédito: Números de emergência para bloquear seu cartão de crédito em caso de perda ou roubo  >>>
  • Seu banco nunca solicitará informações confidenciais, como senha, número da conta ou PIN por e-mail ou telefone. Portanto, não insira dados pessoais em um formulário da Web desconhecido, por telefone ou por email, mesmo que esses emails ou formulários ainda inspirem confiança!
  • O código CVV / CVC é um valor de verificação do cartão que só pode ser solicitado para pagamentos à distância (compras on-line, compras por fax, carta ou telefone, etc.). Está gravado como um número de três a sete dígitos ao lado do campo de assinatura na parte de trás do seu cartão. Sem o número do seu cartão de crédito, é inútil, mas você não deve anotá-lo ou repassá-lo.

Construindo um cartão de crédito

Um cartão de crédito só estará completo se tiver os seguintes recursos técnicos:
  • Cartão de plástico (exceção: cartões de crédito virtuais)
  • Número do cartão de crédito (geralmente em relevo)
  • Nome do titular do cartão
  • data efetiva
  • Logotipo da empresa de cartões
  • Elemento UV da empresa de cartões
  • campo de assinatura
  • Número de verificação do cartão (CVC2, CVV2 ou CID)
  • o chip EMV
  • chip NFC
  • tarja magnética

Como é estruturado um cartão de crédito?

cartão de plástico

A forma e a natureza do cartão de crédito físico são especificadas na série de normas ISO / IEC 7810. O material é feito de plástico (PVC). Os cartões são fabricados no formato 85,60 × 53,98 mm. A proporção é 1.586: 1. A ISO / IEC 7813 especifica que os cartões de crédito devem ter uma espessura de 0,76 mm e cantos arredondados com um raio de 3,18 mm. Há alguns anos, os chamados cartões de crédito virtuais estão disponíveis, onde o cliente não recebe mais um cartão de plástico, mas apenas um número de cartão de crédito, data de validade e CVC. Com esses cartões de crédito virtuais, você só pode pagar online.

número do cartão de crédito

Dependendo da empresa do cartão, o número do cartão de crédito contém 12 a 16 dígitos e serve como um número de identificação de várias maneiras. Os primeiros quatro dígitos identificam a empresa e o banco do cartão, os outros dígitos atribuem o cartão a uma conta específica do cartão e também podem conter informações adicionais sobre o cartão (por exemplo, se é um cartão de parceiro). O número do cartão de crédito é gravado regularmente, embora a legibilidade da máquina não tenha mais um papel em muitos países. A gravação é frequentemente omitida para cartões pré-pagos e de débito. Os quatro primeiros dígitos também são impressos na maioria dos cartões com gravação em relevo.

gravação em relevo

Com exceção de alguns cartões pré-pagos e de débito, todos os cartões de crédito são gravados: o número do cartão de crédito é gravado e, portanto, legível por máquina. A gravação permite o uso nas chamadas impressoras, também conhecidas coloquialmente como caixas registradoras "Ritsch-Ratsch".
As impressoras não estão mais representadas no Brasil. Os dispositivos não permitem uma verificação de segurança do cartão antes da transação. O cartão de crédito não será cobrado imediatamente: o vendedor recebe apenas um recibo da impressora, que ele envia à empresa do cartão. Isso debita o dinheiro da conta do cartão de crédito. Pode haver alguns dias entre o dia da transação e o débito da conta.
Para transações no Brasil e também na América, a gravação é, portanto, irrelevante. Como ainda pode haver terminais desse tipo fora do Brasil e os cartões de crédito são um meio de viagem mundial, ainda não é possível fazer isso sem cartões com gravação em relevo. Isso não se aplica aos cartões pré-pagos e a muitos cartões de débito, porque esses cartões só podem ser usados ​​em terminais que possibilitam uma verificação de segurança em tempo real.

data efetiva

O prazo de validade é impresso em MM / AA na frente do cartão ou em alto-relevo. Depois que a validade expirar, o cartão não poderá mais ser usado. Os bancos geralmente substituem os cartões vencidos antes do vencimento. Os cartões de crédito American Express também indicam o ano em que o titular do cartão recebeu o primeiro cartão da casa.

Logotipo da empresa de cartões

Não importa se VISA, MasterCard, Amex ou Diners Club: Todas as empresas de cartões fornecem seus cartões com o logotipo da empresa. Isso pode compartilhar o espaço com o logotipo / letras do banco e o parceiro de marca conjunta.

Elemento UV da empresa de cartões

Os recursos UV são usados ​​para segurança: quando mantidos sob uma fonte de luz UV, os cartões de crédito mostram um holograma à prova de falsificação. Por exemplo, pode consistir nas iniciais da empresa, logotipo, etc.

campo de assinatura

Os cartões de crédito são válidos apenas quando o titular do cartão os ativa legalmente com sua assinatura (tecnicamente, é claro, ele já pode ser usado com antecedência). O campo de assinatura está localizado na parte de trás do cartão e pode ser gravado com qualquer caneta esferográfica padrão.

Segurança do cartão

O número de verificação do cartão é usado para segurança nas transações via telefone e internet. É necessário para a autorização de pagamentos e não é anotado na gravação. Com VISA e MasterCard, o número de verificação do cartão tem três dígitos e pode ser encontrado na parte traseira, com quatro dígitos da American Express e na frente.

o chip EMV

O chip EMV é o recurso de segurança mais moderno e mais importante dos cartões de crédito. Ele substituiu a tarja magnética - pelo menos em muitos países do mundo. Se a comunicação entre o terminal e o cartão for tratada pelo chip, o risco de fraude será reduzido porque os dados do chip não podem ser lidos ou copiados por terceiros. Os chips EMV são padrão para os cartões de crédito recém-emitidos no Brasil há anos e também permitem pagamentos sem contato por meio do protocolo seguro de transações EMV. Os chips estão integrados nos cartões na frente.

tarja magnética

No passado, os pagamentos eram feitos apenas através de tarjas magnéticas na parte de trás do cartão. As faixas ainda existem, mas servem principalmente para tornar os cartões utilizáveis ​​no exterior.
Todos os cartões de crédito estão equipados com uma tarja magnética. A tira é integrada na parte de trás do cartão e atinge aproximadamente a espessura de meio dedo até um polegar inteiro. As tiras magnéticas são cobertas com um óxido de metal magnético e armazenam as informações necessárias no cartão para a execução das transações.
As propriedades da faixa magnética são especificadas na norma ISO / IEC 7811. Por conseguinte, a faixa possui uma capacidade de armazenamento de 1024 bits em três faixas. Duas das faixas só podem ser lidas, e outra pode ser lida e gravada. As faixas magnéticas não foram implementadas apenas em cartões de crédito, mas também em cartões de cartões por muitos anos. A principal vantagem sobre os chips mais modernos é a produção econômica.
O uso de tiras magnéticas em transações de pagamento acarreta riscos. Os dados armazenados na faixa são fáceis de ler: os criminosos exploraram essa lacuna de segurança e duplicaram os cartões de crédito e de CE e foram adulterados nos caixas eletrônicos. Juntamente com o PIN espionado, eles eram usados ​​principalmente no exterior para ordens de pagamento inadequadas. Em épocas anteriores, o próprio PIN era armazenado como um derivado na faixa magnética. Essa prática foi abolida há algum tempo.

Abolição da tarja magnética no sistema de caixa eletrônico

As tiras magnéticas ainda são indispensáveis ​​para os cartões de crédito como meio de pagamento mundial: o padrão EMV estabelecido no Brasil, está longe de ser difundido em todo o mundo. No entanto, uma olhada nas mudanças no sistema eletrônico de caixa alemão mostra que o tempo da tarja magnética pode estar chegando ao fim.
Em fevereiro de 2013, o setor bancário alemão finalmente desativou o uso da tarja magnética no Girocards por meio de seus terminais no comércio. Esta etapa já havia sido tomada para transações em caixas eletrônicos no outono de 2012. Desde então, caixas eletrônicos e terminais de pagamento só conseguiram ler o chip EMV para transações via sistema eletrônico de caixa (pagamento com Girocard e PIN) - a comunicação com a tarja magnética não ocorre mais por motivos de segurança. Cartões de crédito e transações via débito direto eletrônico (ELV, pagamento com Girocard e assinatura) não são afetados.

Chip NFC - reconhecível pelo símbolo NFC

NFC significa Near Field Communication e permite processos de pagamento sem contato. Os cartões de crédito equipados com um chip NFC podem ser reconhecidos pelo símbolo correspondente na frente.

Taxas do cartão de crédito: sacar dinheiro e pagar no exterior

O cartão de crédito é um companheiro de viagem flexível: dificilmente alguém quer levar toneladas de dinheiro para o exterior com ele hoje. E: Em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser rapidamente bloqueado. No entanto, geralmente existem custos associados ao uso de cartões de crédito nas férias e nas viagens. Mas onde estão as armadilhas de custo ao usar cartões de plástico no exterior?
Em geral, ao usar cartões de crédito no exterior, é preciso fazer uma distinção entre o uso (por exemplo, pagar em uma loja) e retirar dinheiro dos caixas eletrônicos. Além disso, as taxas do cartão de crédito para os países nos quais o real é usado como moeda geralmente diferem das taxas para destinos de viagem com moeda estrangeira.
Ao usar o cartão de crédito em lojas nos países do real e na Internet: Normalmente, o titular do cartão não precisa pagar nenhuma taxa. De acordo com o regulamento da UE, os bancos da zona do real não podem cobrar taxas mais altas do que quando implantados no mercado interno. Aliás, isso também se aplica a todos os cartões bancários, como Maestro, V-Pay, Girocard (anteriormente: cartão EC). No entanto, é aconselhável que os clientes bancários verifiquem suas contas após o feriado e reivindiquem quaisquer taxas cobradas.