O mercado atual oferece muitas possibilidades de cartões de crédito que as vezes fica até difícil escolher em meio a tantas opções.
Para facilitar a sua escolha pelo melhor cartão de crédito, separamos uma lista com as melhores opções para você
Cartão Nubank
Não possui anuidade com bandeira Mastercard e é internacional. Possui um programa de pontos exclusivo chamado Rewards, entretanto é necessário pagar por esse serviço.

Cartão Credicard Zero

Não possui anuidade. Tem bandeira Mastercard,por isso participa no programa de pontos da bandeira, porém não tem programa de pontos próprios. O interessante desse cartão é que ele traz vários descontos com parceiros como Netshoes, Magazine Luiza, Extra, entre outros.

Cartão Inter

Cartão internacional que não possui anuidade gratuita para quem é correntista do banco. Possui bandeira Mastercard por isso participa do programa de pontos da bandeira.

Cartão Itaucard Tudo Azul Internacional

É um cartão do banco Itaú que não possui anuidade se você gastar pelo menos mil reais mensais. Além disso, você ganha descontos exclusivos nas passagens aéreas do clube de vantagens TudoAzul e também na compra de pontos. Após gastar mil reais mensal você consegue mil milhas. Por ter bandeira Mastercard e Visa pode participar dos programas exclusivos de cada bandeira.

Cartão Next

É um cartão internacional com bandeira visa. Não possui anuidade. O ponto alto desse cartão são os mimos que ele oferece como descontos em teatros, cinemas e livrarias.Ele também te dá 20 reais de crédito no iFood e Uber.

Fraude no cartão de crédito: como evitar

Os cartões de crédito são uma forma popular de pagamento sem dinheiro. Eles estão sendo cada vez mais utilizados pelos consumidores, principalmente devido ao crescente comércio na Internet. Infelizmente, a taxa de fraude no cartão de crédito aumenta com o uso mais frequente de cartões de crédito.

fraude de cartão de crédito

No caso de fraude no cartão de crédito , os dados do cartão de crédito são roubados ou falsificados e mal utilizados para compras ilegais. O mau uso do cartão de crédito resulta em danos anuais de mais de 600 milhões de reais, e a tendência está aumentando.

Que tipos existem?

Os cartões de crédito geralmente oferecem aos fraudadores maneiras muito fáceis de usá-los mal para seus próprios propósitos. Porque o cartão de crédito nem precisa estar presente. Apenas os dados básicos do cartão são suficientes para compras.
  1. Roubo de cartão
    Ao roubar fisicamente o cartão de crédito, os fraudadores podem usá-lo imediatamente para pagar. Como muitos cartões são garantidos apenas com uma assinatura, o cartão de crédito roubado é frequentemente usado pelos ladrões para fazer compras imediatamente.
  2. Roubo de dados eletrônicos
    Qualquer pessoa que compre um cartão de crédito na Internet deve transferir os dados do cartão de crédito para o varejista. Os fraudadores precisam apenas do número do cartão, do nome do titular e do dígito de verificação para usar o cartão imediatamente para compras ou transferências on-line.
  3. Roubo de dados de fornecedores de cartão de crédito ou varejistas on-line
    Gangues e hackers de fraude conseguem repetidamente roubar dados de cartão de crédito de clientes em larga escala.
Para os consumidores, isso significa que um cartão de crédito nunca é 100% seguro. Portanto, lembre-se sempre da possibilidade de fraude no cartão de crédito. Se você achar que seu cartão de crédito está sendo usado incorretamente, você deve agir rapidamente.

O que fazer após uma fraude no cartão de crédito?

Se você achar que seu cartão de crédito foi roubado ou mal utilizado, você deve agir rapidamente para evitar mais danos:
  • Bloquear imediatamente seu cartão de crédito : você deve bloquear seu cartão de crédito, independentemente de os dados ou o cartão inteiro terem sido roubados.
  • Verificar vendas ou cobrança de cartões: relate imediatamente danos ou débitos impróprios ao banco ou fornecedor do cartão de crédito. Dessa forma, você evita ser responsável por isso.
  • Apresentação de uma reclamação : relate o roubo ou roubo de cartão de crédito à polícia. Seu anúncio pode servir como prova para o banco, para que você possa receber seu dinheiro de volta.
  • Documento : Anote quando o cartão / dados foi roubado e quando o cartão foi bloqueado.

Bloquear chamada de emergência para cartões de crédito

Em 2005, a Federal Network Agency estabeleceu o ponto de contato central para bloquear as autorizações eletrônicas. Esse nome volumoso oculta a chamada de emergência central que os usuários do cartão de crédito podem discar se o cartão for perdido ou roubado. O Sperr-Notruf é gerenciado pela Sperr eV - Associação para a Promoção da Segurança na Sociedade da Informação. A organização sem fins lucrativos está sediada em Berlim.
A introdução da chamada de emergência central tornou mais fácil para os consumidores bloquear o cartão em uma emergência. Não importa de qual provedor o cartão de crédito perdido ou roubado era. Ao ligar para a chamada de emergência bloqueada, você será encaminhado para o local apropriado do seu provedor de cartão de crédito.
Você precisará do número do seu cartão de crédito para fazer a ligação.
O número gratuito 116 116 está disponível 24 horas por dia no mundo inteiro. Se a chamada de emergência for feita no exterior, você deverá adicionar o código do país: +55 116 116. No Brasil, essa é uma chamada de tarifa local. Para chamadas do exterior, os consumidores devem esperar encargos adicionais. O serviço em si é gratuito.

Taxas de bloqueio e substituição de cartões não permitidas

Bancos e fornecedores de cartão de crédito não podem cobrar nenhuma taxa pelo bloqueio de cartões.

Reclamação ao banco

Se a carteira for perdida ou roubada, mas o mais tardar quando você encontrar no extrato ou nas transações da conta do cartão de crédito valores listados que não se baseiam em seus pagamentos, você deve reclamar imediatamente.
  • Agir rapidamente : uma reclamação sobre débitos no cartão de crédito sempre deve ser feita o mais rápido possível. Você tem oito semanas para cancelar a partir do momento do débito.
  • Reclamação por escrito : geralmente todos os bancos oferecem seu próprio formulário, através do qual você pode enviar sua reclamação. Você pode justificar qualquer valor reivindicado.
Se você não se queixar de vender cartões, o fornecedor do cartão é obrigado a reembolsá-lo.

Fraude no cartão de crédito por roubo

A fraude no cartão de crédito é mais comum após o roubo. Cada décimo brasileiro teve seu cartão de crédito ou CE roubado. Na maioria das vezes, não é apenas o cartão de crédito roubado, mas toda a carteira. O risco de uso indevido do cartão é tão alto quanto se o cartão fosse perdido, pois o cartão pode ser usado imediatamente para compras.
Na loja de papelaria, a assinatura em vez de um PIN geralmente é suficiente como legitimação para a compra. Se os ladrões usarem o cartão roubado para compras pela Internet, eles precisam apenas do nome, número do cartão, período de validade e número do cheque CVC.

Fraude no cartão de crédito por roubo de dados

Na sua variante mais simples, o roubo de dados de cartão de crédito ocorre através de PCs infectados por usuários privados. Assim que você insere dados confidenciais de pagamento ao fazer compras online, os hackers podem lê-lo. Também é possível tocar nos dados usando o chamado "phishing". Os fraudadores direcionam as vítimas para sites manipulados. Lá, as vítimas são solicitadas a inserir os detalhes do pagamento. Os fraudadores usam esses dados para fazer compras ou débitos.
Em outro caso, o roubo de dados do cartão de crédito é baseado em uma ação direcionada dos hackers. Eles atacam os servidores de lojas on-line ou os servidores de fornecedores de cartão de crédito. Os detalhes do cartão de crédito do cliente são armazenados nesses servidores. Mesmo que esses dados sejam geralmente armazenados na forma criptografada, os ladrões de dados podem contornar essa criptografia usando técnicas especiais.

A fraude por roubo de dados é frequentemente notada tarde

Muitos portadores de cartão descobrem o roubo de dados muito tarde, porque não verificam seus débitos ou apenas olham para a fatura mensal. Muitas vezes, pode ser tarde demais para relatar o uso incorreto do cartão. Bancos e fornecedores só são obrigados a reembolsar se a reclamação for feita dentro de oito semanas da reserva.

Como prevenir

  • Verificação regular dos débitos : Verifique regularmente quais valores foram debitados. Se possível, use o banco on-line para isso e não espere pelo extrato mensal do cartão de crédito.
  • Nunca envie detalhes do cartão de crédito por email: nunca envie os detalhes do seu cartão de crédito por email ou SMS. Lembre-se de que apenas esses dados são suficientes para usá-los para compras on-line!
  • Leve seu cartão de crédito com você somente quando precisar : mantenha seu cartão de crédito em um local seguro em casa quando não precisar. Normalmente, o cartão CE é suficiente para pagar em lojas da UE.
  • Não mantenha seu cartão junto com o seu PIN: encontre um local de armazenamento separado para o seu PIN. Como dificultar o uso do cartão pelos ladrões.
  • Sem carregar números PIN : Anote o PIN do seu cartão e nunca anote o número em um pedaço de papel que você tem na carteira.
  • Sempre rasgue os recibos e extratos do cartão: O número do seu cartão de crédito geralmente está listado nos recibos e extratos . Destrua esses documentos imediatamente se não precisar mais deles. Esses dados podem ser mal utilizados por fraudadores.
  • Não compre de revendedores on-line sem um sistema de pagamento seguro : ao fazer compras on-line, verifique se o sistema de cobrança do varejista oferece conexões seguras SSL, por exemplo. Você pode reconhecer essas conexões pelo https na frente do endereço da Internet.
  • Destruir cartões de crédito antigos : assim que receber um novo cartão de crédito do seu provedor, você deverá destruir seu cartão antigo imediatamente. Embora não seja mais válido, o número do cartão de crédito permanece o mesmo.
  • Verificar caixas eletrônicos : verifique todos os caixas eletrônicos em busca de anormalidades, como dispositivos especiais, quando você retirar dinheiro com seu cartão de crédito.
  • Não entregue o cartão de crédito ao pagar: Sempre fique com você ao pagar com cartão de crédito e não simplesmente entregue o cartão.

Responsabilidade antes e depois da notificação de bloqueio

Se um portador de cartão notar algo incomum nos extratos do cartão ou detectar uma perda do cartão de crédito, ele é obrigado a enviar uma notificação de bloqueio . Antes que essa notificação chegue ao banco, o banco é responsável - mas apenas até um valor predeterminado, que não pode exceder 150 reais, de acordo com as diretrizes de pagamento. Alguns bancos reduzem o valor da franquia máxima para 100 ou 50 reais, outros renunciam completamente à franquia por parte do cliente.
Assim que o titular do cartão de crédito passar a notificação de bloqueio para o banco, o passivo será totalmente transferido para o banco . Portanto, é imperativo que o cliente tome nota da hora da perda e da notificação. Assim que o banco tomar nota da notificação de bloqueio, o titular não será mais responsável. No entanto, isso só se aplica nas circunstâncias em que o cliente não agiu de forma negligente nem com intenção fraudulenta. Caso contrário, o passivo é inteiramente do próprio cliente e o banco não assume custos.

Responsabilidade - quando o titular do cartão é responsável pelo uso indevido do cartão?

Também existem casos em que o banco não é responsável pelo uso indevido do cartão de crédito, mas o próprio titular do cartão deve pagar pelo dano. O cliente é responsável se ele agiu com negligência grave ou violou seu dever de cuidado. Já existe uma violação do dever de assistência se o cliente não relatar o uso indevido ou roubo do cartão ao banco em tempo útil. Outros motivos que tornam o titular do cartão responsável nesse caso são os seguintes:
  •  Se o cliente anotou o PIN no próprio cartão de crédito
  •  Se o PIN estava na carteira com o cartão
  •  Quando o titular do cartão compartilhou o PIN com outras pessoas
  •  Se a carteira não for atendida
  •  Se a jaqueta ou bolsa com a carteira do titular do cartão estiver em um hotel ou similar. pendurado em um vestiário público
Estes são exemplos de negligência que tornam o cliente responsável, e não o banco . Nesse caso, mesmo que o titular do cartão já tenha emitido uma notificação de bloqueio, ele deve assumir total responsabilidade. Os titulares de cartão de crédito devem, portanto, evitar anotar ou passar seu PIN e deixar o cartão sem vigilância em um só lugar.

Responsabilidade excluída com notificação imediata

Se o cartão de crédito for perdido ou se os dados forem mal utilizados, os titulares do cartão de crédito deverão informar imediatamente a instituição do cartão de crédito e bloquear o cartão de crédito. Uma chamada para o seguinte número é suficiente: 116116 . Este é um número barrado uniforme . É importante observar mais uma vez que você só se exime de responsabilidade se não puder ser responsabilizado por negligência e tiver agido imediatamente.

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